Multilang

domingo, 19 de maio de 2013

Cultivo do Nigauri (Goya, Melão São Caetano ou Momordica)

Quem morou no interior deve se lembrar do melãozinho, planta que subia pelas cercas das casas, dava um fruto que mal atingia 5 cm, quando maduro, de cor amarelada, se abria e apresentava a parte da semente coberta com uma película vermelha. Tanto as crianças como os pássaros saboreavam essa película.

Figura 1 - Variedade de nigauri, cujo frutos chegam no máximo em torno de 10 cm de comprimento.

Muita gente chama essa planta de invasora ou praga. Esta foto é de um terreno baldio.

Figura 2 - Desenvolvimento da planta do melãozinho em terreno baldio.

Pois o melãozinho é o nigauri em miniatura. Plantio do nigauri é fácil, mesmo em vasos ou jardineiras, terra adubada e sol, ocorre pouca infestação de pragas, apenas necessitando de estaqueamento, pois o nigauri é uma planta trepadeira.

Figura 3 - Planta em desenvolvimento, apoiando-se em estaca.

O nome nigauri, literalmente em japonês, é melão amargo: niga = amargo e uri = melão. Uri é um tipo de pepino que o japonês faz picles.

Pesquisa realizada pela OMS indicou que o povo japonês é o mais longevo. Outra pesquisa dentre os japoneses, resultou que os habitantes da Província de Okinawa são os que atingem idades mais avançadas no Japão. Curiosamente é nessa província que se consome mais nigauri, que outras provincias. Durante o longo período de convivência que tive com meus ancestrais, originários da região de Osaka, nunca havia provado o nigauri.

Se quiser fazer uma pesquisa na Internet constatará que, além das folhas em forma de chá, o fruto do nigauri é uma farmácia verde, faz bem pra tudo: hemorroida, colite, artrite, gastrite, cálculo renal, gota, infecção intestinal, diabete, infecção na pele, talvez até para mal olhado...

Figura 4 - Nigauri Satsuma Longo com frutos chegando a atingir mais de 35 cm de comprimento e diâmetro pouco maior que 5 cm.

As folhas do lado esquerdo são de nigauri, enquanto as do lado direito são do inhame tororó. Vamos ao plantio do nigauri.


Plantio da Semente da Variedade Satuma Longo

Inicialmente pode ser plantado em copo de 200 ml ou em local definitivo:

Figura 5 - Plantio do nigauri em copo de 200 ml.

Plante em um copo com furos no fundo. Coloque 1 cm de areia para prover a drenagem melhor, adicione 2/3 da altura com terra, coloque uma semente e cubra com mais 1 cm de terra. Soque levemente a terra. Regue com certa frequência, de forma que a terra não fique seca.

Figura 6 - Após 6 dias do plantio, as sementes começam a germinar e 11 dias do plantio.
    
Figura 7 - Após 23 dias de plantio da semente e replantio em local definitivo:
    
Providencie estacas ou tela, como no exemplo, porque a planta emite ramos.

As folhas estão pouco murchas, porque um dia antes do replantio foi deixado de regar e o copo colocado em local ensolarado e definitivo para o replantio.

Plante num vaso ou jardineira com adubação orgânica. Na borda do vaso ou jardineira pode ser feito um reforço na adubação.

Figura 8 - Passado em torno de 20 a 30 dias após replantio em local definitivo começa a floração.

As flores atraem muitas abelhas. As que resultam em frutos são as flores femininas.


Figura 9 - Flor feminina.


Figura 10 - Flores masculinas.
Figura 11- Fruto depois de 10 dias da polinização da flor.

Chega a atingir comprimento de 15 cm.

Figura 12 - O fruto depois de 20 dias da polinização da flor, o fruto está no ponto de colheita.

O tamanho desse fruto foi de 35 cm. O ponto ideal para colheita é quando aparece o primeiro sinal amarelo no fruto.

Com 94 dias após o plantio das sementes, a planta apresentada definhou, mas acredito que se cultivado no chão a planta terá ciclo de vida mais longo, pois ela pode dispor de maior área para as raízes se expandirem.

Foram colhidos 11 frutos da planta ilustrada, variando de 20 a 35 cm de comprimento.

Dicas

O nigauri Satsuma pode ser cultivado até em vaso de 20 litros, donde colhi apenas 5 frutos, mas o fruto maior chegou a 30 cm de comprimento:

Figura 13 - Exemplo do nigauri plantado em vaso de 20 litros.

Ciclo de vida foi de 80 dias.

Para consumir o nigauri, existem diversas receitas na internet, muitos refogados com verduras e carne de porco, mas o tempo de cozimento do nigauri não deve ser alongado, senão fica desmanchando.

Para picles, o fruto não se deve ser colhido muito maduro.

Figura 14 - Nigauri maduro.

Fruto muito maduro começa a rachar e o picles deixa de ser crocante. O ponto de colheita é quando a ponteira começa a clarear ou quando os mondongros (falsos espinhos) da casca começam a ficar mais arredondados.

Pessoalmente, prefiro consumir o nigauri em forma de picles. Misturado com vinagre + sal + açúcar, vinagre + sal, vinagre +cachaça + sal + açúcar, existem uma diversidade de combinações a depender do gosto do cliente. Quando se adiciona o picles de nigauri numa salada, não há necessidade de tempero.

Para preparar o nigauri para picles deve cortar o nigauri longitudinalmente; retire as sementes com auxílio de uma colher; e corte transversalmente em tiras de 1 cm ou mais. Os pedaços devem ser misturados com sal, descansando num vasilhame para desidratar, por 10 min. Pode ser retirado o excesso de sal, passando os pedaços em um pouco de vinagre. Depois coloque o nigauri em um pote e cubra com vinagre + outros ingredientes de sua preferencia. Feche bem a tampa do pote para não oxidar a conserva ou guarde na geladeira. O picles poderá ser consumido depois de uma semana.
    
Figura 15 - Corte do nigauri para picles.

O fruto acima tinha apenas 17 cm de comprimento, por ser final de safra.

As sementes de nigauri Satsuma Longo podem ser adquiridas em lojas que vendem sementes de hortaliças japonesas. Tem sites que vendem sementes de plantas exóticas, mas o nigauri pode estar sendo anunciado pelo nome de goya ou melão São Caetano.

No plantio do nigauri, como a casca da semente é muito dura, recomenda-se dar um pequeno corte no lado mais afilado da semente – apenas na ponta, assim a germinação ocorre em menor tempo. Tinha minhas dúvidas, mas funciona.

Figura 16 - Semente de nigauri Satsuma, com corte (acima) e sem corte (abaixo).

Em baixo a semente intacta. A semente de cima foi cortada na parte afilada, antes do plantio. Cortar com cuidado, virando a parte afilada para cima, evitando machucar a amêndoa.

Interessante que assisti na TV japonesa NHK o cultivo de 2 a 3 plantas de nigauri, em jardineiras de plástico, com volume de 50 litros aproximadamente, utilizando substrato, servindo as plantas como cortina verde em varandas de apartamentos residenciais e escritórios comerciais. Assim que planta desenvolver uma 6 folhas, a ponteira é podada para que desenvolva uns 3 ramos laterais. Olha que os frutos eram bem desenvolvidos, acredito que seja a variedade Satsuma Longo.

Mais Cultivo Zen

O Cultivo Zen te inspirou a iniciar o plantio de alguma hortaliça? Já tem uma horta em casa e cultiva outras plantas? Mande suas fotos para cultivozen@gmail.com, pois algumas serão selecionadas e postadas, dando crédito aos seus respectivos autores.

38 comentários:

  1. nasceu um melãozinho, mas antes de encontrar este site. Então a planta se encheu de formiga, tinha um formigueiro ao seu pé. A planta sofreu um raquitismo, e só deu um pequenino, de uns 5 cm. era de uma variedade muito longa! esse pequenino, amadureceu e me deu 3 sementes somente, mas quando as lavei, um fugiu pelo ralo. vou fazer com essas 2, oque li aqui. Depois eu conto, e verei de por as fotos! bjbjbjs a todos! E agradecimentos ao cultivo ZEN!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que Vc não plantou melão São Caetano da variedade pequena ? Por coincidência ganhei algumas sementes da variedade pequena e elas medem em torno de 0,5 cm de largura e comprimento de 0,8 cm, enquanto a variedade grande, a Satsuma, tem as sementes medindo 1,0 cm de largura e comprimento aproximadamente de 1,5 cm.
      Esperamos que as duas sementes resultem em muitos frutos.
      Abraços,
      Massahiro.

      Excluir
  2. poderia me dizer qual a melhor epoca para plantar?

    ResponderExcluir
  3. Cultivamos nigauri desde nov/2010, verificamos que fizemos plantio de sementes em diversos meses, com germinação, ao longo desse tempo, com esse histórico acreditamos que não existe época determinada para plantar a semente do nigauri, apenas ressaltando o nosso cultivo ocorre no NE do Brasil.
    Sds,
    Massahiro.

    ResponderExcluir
  4. Onde posso conseguir sementes das variedades, pois em meu sítio possuo apenas o Melão de São caetano comum.

    ResponderExcluir
  5. Lilian:
    Nós adquirimos sementes na www.sementesakama.com.br.
    Clicar: Produtos e Orientais.
    Dica: Naga = longo ou comprido e Onaga = + longo ou comprido, em japonês.
    Os pedidos devem ser via telefone: (11) 3831-3044
    Sds,
    Massahiro.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Você envia semente ou o fruto? Ė muito importante. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendamos Vc. adquirir sementes em casa especializada, pois não comercializamos sementes.
      Já cultivamos planta com sementes obtidas de frutos comprados no comércio, mas resultaram frutos bem menores, possivelmente devido polinização com plantas de frutos menores.
      Massahiro.

      Excluir
  7. ola, queria plantar esse longo aqui no sitio, mas so que aqui tem muito desse são caetano do mato. Tenho que acabar com essas pragas pra não ter polinizaÇão cruzada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sugestão é que seu cultivo seja realizado com sementes selecionadas ou seja sementes adquiridas em casas especializadas.
      Já observamos que as sementes produzidas aqui em casa já resultaram em plantas com frutos bem menores que os frutos da planta original. Os frutos das plantas com sementes selecionadas, mesmo com a polinização cruzada, podem produzir frutos maiores.
      Também não adianta ficar eliminando as plantas de melões São Caetano do mato de seu sítio, pois as abelhas continuarão a trazer polens de plantas de outras propriedades vizinhas.
      Bom cultivo,
      Massahiro.

      Excluir
  8. Eu ganhei nigagori branco,dizem que é de Okinawa,3x maior que o nigagori normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria:
      Interessante seu comentário. Já havíamos observado o nigaguri branco, no comércio, mas pensávamos que se tratava de fruto cultivado em latada e que não tomava sol.
      Vc pode plantar as sementes desses frutos comprados no comércio e obter boas colheitas, desde que não tenha ocorrido alguma polinização indesejável.
      Boa sorte,
      Massahiro.

      Excluir
  9. Por favor pode me informar algum site onde compro sementes? A sementes sakama foi vendida a horticeres e no site deles (horticeres) não tem nada falando sobre as sementes orientais. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande seu nome e endereço para massahiro.seto@gmail.com, que enviarei algumas sementes para Vc.
      Massahiro.

      Excluir
  10. eu sou o pascoal , tenho um pe de nygagori em casa , gostaria de saber se precisa ser podado , e tambem se ele vive varios anos ,como e o ciclo de vide dele ?? pode me responde por favor ???? falcao5017@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pascoal:
      Nós cultivamos o nigauri em vasos com volume em torno de 40 litros, nesse ambiente a planta produz em torno de 1 ano, mas com o passar do tempo, os frutos vão ficando menores e muita folhagem. O cultivo é feito com os ramos espalhando numa tela com malha de 3 a 5 cm de malha, em torno do vaso.
      No cultivo feito em vasilhames, é importante a complementação de adubos e a poda: Depois de iniciada a colheita, mensalmente deve ser feita uma cobertura com adubação orgânica de 0,5 litro + 1 colher de sopa de NPK, a cada 40 litros do vasilhame; Com relação a poda devem ser eliminados os ramos frágeis e aqueles que já produziram frutos, o que não é fácil quando os ramos estarão muito entrelaçados.
      Então, se Vc for cultivar num vasilhame, o ideal seria cultivar numa jardineira com volumes de 30 a 40 litros, com ramos se desenvolvendo numa tela de 3x2, em metros, de largura e altura, como assistimos num programa da TV, do Japão. A planta é podada logo de início, iniciando o desenvolvendo com apenas com 2 ramos.
      Nosso tio, plantava na sua chácara, o nigauri no chão, num terreno arenoso e rico em matéria orgânica, cuja planta produzia – em um caramanchão - por anos, frutos vistosos. Pena que a colônia japonesa local, não tinha o pessoal originário de Okinawa e a gente não sabia como consumir o nigauri.
      Massahiro.

      Excluir
  11. As sementes do nigauri ou goya tem que ser obtidos com o fruto já maduro, se as sementes forem retiradas de frutos verdes a produção sai todas com frutos pequenos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario:
      Mesmo colhidos verdes, os nigauri, em São Paulo, com a demora do transporte, recebemos aqui os frutos já maduros, então plantamos as sementes e as colheitas foram de frutos grandes.
      A hipótese de colher frutos pequenos deve ser polinização cruzada com alguma variedade que produz frutos pequenos.
      Sds,
      Massahiro.

      Excluir
  12. Olá é possivel mandarem sementes para Portugal, ou sabe de alguma loja em Portugal que vendam? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria:
      Se não conseguir sementes em alguma loja em Portugal, pode tentar as 2 opções abaixo:
      1. Compre um fruto bem desenvolvido e plante as sementes, mas não há garantia de que as plantas produzam frutos semelhantes, pois existe a possibilidade de polinização cruzada;
      2. Sementes podem ser importadas dos USA, ver endereço http://www.kitazawaseed.com/seeds_bitter_melon.html

      Boa Sorte,
      Massahiro.

      Excluir
    2. Obrigada pela informação
      Cumprimentos

      Excluir
  13. Polinização manual é viavel nessa planta? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca procedemos a polinização manual, mas acreditamos que é viável.
      Se não deseja a polinização cruzada, tipo cruzamento com aqueles nigauris pequenos com seus maiores, sugerimos que proteja a flor feminina antes da abertura com um pequeno saco de papel, pode ser de papel celofane dos maços de cigarro – que facilita detectar a abertura da flor. Feita a polinização, não retire a proteção.
      Aqui é comum a abelha arapuá fazer a polinização. Elas chegam a destruir parte da flor e prejudicar o fruto ainda em formação, quando acessam as flores.
      Sds,
      Massahiro.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Ola,
    Sou de Lima, Peru.
    Plantei goya, mas faz um dois meses que nao crece... e nao da flor, sera que ta faltando adubacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Didi:
      O nigauri começa a florescer com 30 a 60 dias, a partir do replantio da muda, sendo que a colheita pode ocorrer de 60 a 75 dias do replantio.
      Inicialmente aparecem as flores masculinas e depois as folhas femininas, mas a planta deverá ter um certo volume de ramos e folhas.
      Para as variedades maiores, plantar em vaso com 20 a 30 litros com terra, boa drenagem e rega de água. Quanto a adubação essa planta pode produzir até em solo mais pobre, com limitações. Seu caso pode ser falta de sol direto, pelo menos 3 horas por dia.
      Muitas plantas deixam de apresentar floração, por falta de sol direto.
      Boa sorte,
      Massahiro.

      Excluir
  16. Massahiro obrigada pelas dicas, deve ser falta de sol mesmo. Ela nao pega sol direto e aquí em Lima ja vai acabar tempo de calor, tomara que sobreviva o tempo de de frío.

    ResponderExcluir
  17. Massahiro, tenho a duvida:
    Depois de dar os frutos, o pé seca? É necessário plantar um novo pé?
    Norma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norma:
      Dei uma olhada nos registros do cultivo de nigauri, variedades maiores, cultivadas em vasos maiores, por exemplo com capacidade de 30 litros, essas plantas chegam produzir bem até um período de 1 ano, depois a planta vai definhando.
      Lembro que meu tio tinha uma latada de nigauri, parecido com a variedade Satsuma, cultivada no chão, além de produzir bem, as plantas eram bem mais longevas, devido ao espaço disponível, para o desenvolvimento das raízes.
      Então, as variedades maiores de nigauri desenvolvem muitas raízes, exigindo vasilhames grandes. Acredito que utilizando jardineiras, onde é mais fácil substituir parcialmente a terra do que nos vasos, o cultivo do nigauri pode ser prolongado.
      Boa sorte,
      Massahiro.

      Excluir
  18. Tenho um pé de melao de São Caetano plantado em um vaso, já está dando flores e tem vários botões, mas percebi que algumas flores simplismente caíram no chão, será que tem algum problema? Essa flores no caso não darão os frutos:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se olhar as Figuras 9 e 10 da postagem, a flor feminina é que vai produzir os frutos. A flor feminina já tem um frutinho na sua base, que logo após caída da flor o fruto começa a se desenvolver.

      Excluir
  19. Temos várias sementes, vamos tentar,o mês correto para semear seria qual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava observando os históricos anteriores de nigauri, lembrando que aqui é bastante calor, mas já plantei sementes em diversos meses do ano e germinaram.
      Sds,
      Massahiro.

      Excluir
  20. boa noite pode se cultivar o ano todo tenho uma plantação em minha horta colho aproximadamente treis a quatro caixas mes estou ampriando para dez caixas mes tenho um estaleiro de 40 metro estou fazendo ouitro ok muito bom o comercio MELÃO AMARGO OKINAWA NAGA que é o mesmo são caetano gigante ok comprei as primeiras sementes na agranda sementes oka saquinho com dez gramas vem aproximadamente 30 sementes ai dessas eu fui multiplicando ok

    ResponderExcluir
  21. Bom dia. Tudo bem? Moro em Goiânia. Adquiri umas sementes de Goya e elas germinaram. Estavam grandes e dando flores. No entanto a planta começou a secar. Caiam as flores e folhas, e nada dos frutos...Eu já tinha passado para um vaso maior..poderia me dar dicas do que posso ter feito de errado? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luh
      No seu caso, da planta definhar já estar produzindo flores, pode ser falta ou excesso de água no vaso.
      O nigauri ou goya gosta de solo úmido. Cultivado em vaso, se não tiver drenagem boa, pode acumular água no fundo do vaso e apodrecer as raízes.
      No caso de acumular água no fundo do vaso, o apodrecimento das raízes é mais celere, se a terra estiver muito adubada, tanto em matéria orgânica ou mineral (NPK).
      Pelo que sabemos, o único inseto que ataca a Goya, principalmente na fase de floração e frutificação é a Maria Fedida. Mas para a planta definhar seria necessária uma grande infestação.
      Boa Sorte.

      Excluir