Multilang

domingo, 19 de maio de 2013

Cultivo do Nigauri (Goya, Melão São Caetano ou Momordica)

Quem morou no interior deve se lembrar do melãozinho, planta que subia pelas cercas das casas, dava um fruto que mal atingia 5 cm, quando maduro, de cor amarelada, se abria e apresentava a parte da semente coberta com uma película vermelha. Tanto as crianças como os pássaros saboreavam essa película.

Figura 1 - Variedade de nigauri, cujo frutos chegam no máximo em torno de 10 cm de comprimento.

Muita gente chama essa planta de invasora ou praga. Esta foto é de um terreno baldio.

Figura 2 - Desenvolvimento da planta do melãozinho em terreno baldio.

Pois o melãozinho é o nigauri em miniatura. Plantio do nigauri é fácil, mesmo em vasos ou jardineiras, terra adubada e sol, ocorre pouca infestação de pragas, apenas necessitando de estaqueamento, pois o nigauri é uma planta trepadeira.

Figura 3 - Planta em desenvolvimento, apoiando-se em estaca.

O nome nigauri, literalmente em japonês, é melão amargo: niga = amargo e uri = melão. Uri é um tipo de pepino que o japonês faz picles.

Pesquisa realizada pela OMS indicou que o povo japonês é o mais longevo. Outra pesquisa dentre os japoneses, resultou que os habitantes da Província de Okinawa são os que atingem idades mais avançadas no Japão. Curiosamente é nessa província que se consome mais nigauri, que outras provincias. Durante o longo período de convivência que tive com meus ancestrais, originários da região de Osaka, nunca havia provado o nigauri.

Se quiser fazer uma pesquisa na Internet constatará que, além das folhas em forma de chá, o fruto do nigauri é uma farmácia verde, faz bem pra tudo: hemorroida, colite, artrite, gastrite, cálculo renal, gota, infecção intestinal, diabete, infecção na pele, talvez até para mal olhado...

Figura 4 - Nigauri Satsuma Longo com frutos chegando a atingir mais de 35 cm de comprimento e diâmetro pouco maior que 5 cm.

As folhas do lado esquerdo são de nigauri, enquanto as do lado direito são do inhame tororó. Vamos ao plantio do nigauri.


Plantio da Semente da Variedade Satuma Longo

Inicialmente pode ser plantado em copo de 200 ml ou em local definitivo:

Figura 5 - Plantio do nigauri em copo de 200 ml.

Plante em um copo com furos no fundo. Coloque 1 cm de areia para prover a drenagem melhor, adicione 2/3 da altura com terra, coloque uma semente e cubra com mais 1 cm de terra. Soque levemente a terra. Regue com certa frequência, de forma que a terra não fique seca.

Figura 6 - Após 6 dias do plantio, as sementes começam a germinar e 11 dias do plantio.
    
Figura 7 - Após 23 dias de plantio da semente e replantio em local definitivo:
    
Providencie estacas ou tela, como no exemplo, porque a planta emite ramos.

As folhas estão pouco murchas, porque um dia antes do replantio foi deixado de regar e o copo colocado em local ensolarado e definitivo para o replantio.

Plante num vaso ou jardineira com adubação orgânica. Na borda do vaso ou jardineira pode ser feito um reforço na adubação.

Figura 8 - Passado em torno de 20 a 30 dias após replantio em local definitivo começa a floração.

As flores atraem muitas abelhas. As que resultam em frutos são as flores femininas.


Figura 9 - Flor feminina.


Figura 10 - Flores masculinas.
Figura 11- Fruto depois de 10 dias da polinização da flor.

Chega a atingir comprimento de 15 cm.

Figura 12 - O fruto depois de 20 dias da polinização da flor, o fruto está no ponto de colheita.

O tamanho desse fruto foi de 35 cm. O ponto ideal para colheita é quando aparece o primeiro sinal amarelo no fruto.

Com 94 dias após o plantio das sementes, a planta apresentada definhou, mas acredito que se cultivado no chão a planta terá ciclo de vida mais longo, pois ela pode dispor de maior área para as raízes se expandirem.

Foram colhidos 11 frutos da planta ilustrada, variando de 20 a 35 cm de comprimento.

Dicas

O nigauri Satsuma pode ser cultivado até em vaso de 20 litros, donde colhi apenas 5 frutos, mas o fruto maior chegou a 30 cm de comprimento:

Figura 13 - Exemplo do nigauri plantado em vaso de 20 litros.

Ciclo de vida foi de 80 dias.

Para consumir o nigauri, existem diversas receitas na internet, muitos refogados com verduras e carne de porco, mas o tempo de cozimento do nigauri não deve ser alongado, senão fica desmanchando.

Para picles, o fruto não se deve ser colhido muito maduro.

Figura 14 - Nigauri maduro.

Fruto muito maduro começa a rachar e o picles deixa de ser crocante. O ponto de colheita é quando a ponteira começa a clarear ou quando os mondongros (falsos espinhos) da casca começam a ficar mais arredondados.

Pessoalmente, prefiro consumir o nigauri em forma de picles. Misturado com vinagre + sal + açúcar, vinagre + sal, vinagre +cachaça + sal + açúcar, existem uma diversidade de combinações a depender do gosto do cliente. Quando se adiciona o picles de nigauri numa salada, não há necessidade de tempero.

Para preparar o nigauri para picles deve cortar o nigauri longitudinalmente; retire as sementes com auxílio de uma colher; e corte transversalmente em tiras de 1 cm ou mais. Os pedaços devem ser misturados com sal, descansando num vasilhame para desidratar, por 10 min. Pode ser retirado o excesso de sal, passando os pedaços em um pouco de vinagre. Depois coloque o nigauri em um pote e cubra com vinagre + outros ingredientes de sua preferencia. Feche bem a tampa do pote para não oxidar a conserva ou guarde na geladeira. O picles poderá ser consumido depois de uma semana.
    
Figura 15 - Corte do nigauri para picles.

O fruto acima tinha apenas 17 cm de comprimento, por ser final de safra.

As sementes de nigauri Satsuma Longo podem ser adquiridas em lojas que vendem sementes de hortaliças japonesas. Tem sites que vendem sementes de plantas exóticas, mas o nigauri pode estar sendo anunciado pelo nome de goya ou melão São Caetano.

No plantio do nigauri, como a casca da semente é muito dura, recomenda-se dar um pequeno corte no lado mais afilado da semente – apenas na ponta, assim a germinação ocorre em menor tempo. Tinha minhas dúvidas, mas funciona.

Figura 16 - Semente de nigauri Satsuma, com corte (acima) e sem corte (abaixo).

Em baixo a semente intacta. A semente de cima foi cortada na parte afilada, antes do plantio. Cortar com cuidado, virando a parte afilada para cima, evitando machucar a amêndoa.

Interessante que assisti na TV japonesa NHK o cultivo de 2 a 3 plantas de nigauri, em jardineiras de plástico, com volume de 50 litros aproximadamente, utilizando substrato, servindo as plantas como cortina verde em varandas de apartamentos residenciais e escritórios comerciais. Assim que planta desenvolver uma 6 folhas, a ponteira é podada para que desenvolva uns 3 ramos laterais. Olha que os frutos eram bem desenvolvidos, acredito que seja a variedade Satsuma Longo.

Mais Cultivo Zen

O Cultivo Zen te inspirou a iniciar o plantio de alguma hortaliça? Já tem uma horta em casa e cultiva outras plantas? Mande suas fotos para cultivozen@gmail.com, pois algumas serão selecionadas e postadas, dando crédito aos seus respectivos autores.

Um comentário: