Multilang

domingo, 28 de abril de 2013

Cultivo da Cebolinha


A cebolinha é um tempero muito apreciado, consumida crua, acompanhando uma salada, molho a vinagrete ou na sopa de missoshiru – como os japoneses –  ou temperando preparados de peixes e carnes. É rica em vitaminas.

O cultivo doméstico é fácil, o plantio pode ser iniciado utilizando a parte branca da touceira. O importante que é que não seja daquelas cultivares enormes, pois exigem muito espaço e profundidade de solo, para o bom desenvolvimento da planta.

Plantio da cebolinha em jardineira de 5 litros

Preparação da touceira:

Figura 1 - Maço de cebolinha comprada no mercado à esquerda e remoção da touceira à direita.

A touceira deve ser cortada na parte branca para o plantio e as plantas separadas individualmente.

Figura 2 - Remoção das raízes (à esquerda) e após três dias na água (à direita).

Retire as raízes existentes. Coloque as mudas num copo de 200 ml, com água até a metade e troque a água todos os dias. Depois de 3 dias no copo, começarão a brotar raízes novas, chegando a hora de plantar.

Figura 3 - Plantio em uma jardineira de 5 litros de volume


Coloque areia no fundo da jardineira para drenagem. Complete o vaso até atingir metade de sua altura com terra ou substrato. A terra deve estar umedecida levemente para facilitar o manuseio. Cave furos com uma faca, de tal forma que metade da muda fique coberta com a terra. Coloque num local sombreado, mas com luminosidade natural e regue com água. Quando começar a desenvolver os primeiros talos verdes, coloque a jardineira no sol.


Figura 4 - 31 dias após o plantio

A figura acima mostra as cebolinhas após 31 dias de plantio. Foi colocada uma cobertura morta (de folha de citronela picada) para evitar algas.

Figura 5 - 43 dias após o plantio

Neste momento, a planta já pode ser colocada em local ensolarado.

Ilustração de outro plantio mais antigo

Aqui apresento outras fotos de um plantio mais antigo, também em jardineiras de 5 litros.

Figura 6 - Plantio

Inicialmente foram plantadas 8 e 10 mudas em cada jardineira.

Figura 7 - 54 dias após o plantio na jardineira

Após 54 dias, as plantas já estavam em ponto de colheita. 

Figura 8 -Jardineira com 2 anos e meio de plantio

A figura acima apresenta a mesma jardineira com 2 anos e meio de plantio e diversas colheitas: observe a quantidade de plantas que resultaram de poucas mudas.

Dicas

Durante a colheita, corte as plantas a 2 cm do solo, pois voltarão a brotar;

Mantenho 2 jardineiras de cebolinhas, volumes de 5 litros, pois enquanto uma delas é colhida a outra fica com adubação nova, assim alternativamente, mas é uma planta que pode ser cultivada em vasos pequenos, volumes de 1 ou 2 litros;

Figura 9 - Cultivo em vaso de 1 litro. Com o tempo a planta emite muitas brotações laterais;

Na preparação inicial da jardineira não deve ficar muito cheio de terra, pois com o tempo pode ser adicionado pouco mais terra com NPK, Ca e estrume curtido, quando notar que as plantas estão se apresentando enfraquecidas;

A adubação pode ser realizada após termino da colheita de uma das jardineiras, adicionando uma colher de sopa não muito cheia de NPK e metade de uma colher de sopa de farinha de concha (Cálcio), distribuídas nas laterais da jardineira;

Sugere-se plantar apenas na parte central da jardineira, para que as laterais fiquem reservadas para adubação. Quando a adubação de NPK é colocada muito próxima da touceira, pode ocorrer queima da planta, por isso pode ser colocado um pouco de terra em cima da adubação;

Para o cultivo de nirá, uma planta do mesmo gênero da cebolinha, mas com a folha achatada (não tem o oco característico da folha da cebolinha), utilizado na culinária japonesa, o procedimento de cultivo é o mesmo.

Figura 10 - Nirá em ponto de colheita.

Comparação das folhas cebolinha e nirá:

Figura 11 - Cebolinha no lado esquerdo e nirá no lado direito da ilustração.

 Uma característica do nirá é que não apresenta a folha oca como a da cebolinha.

Mais Cultivo Zen

O Cultivo Zen te inspirou a iniciar o plantio de alguma hortaliça? Já tem uma horta em casa e cultiva outras plantas? Mande suas fotos para cultivozen@gmail.com, pois algumas serão selecionadas e postadas, dando crédito aos seus respectivos autores.

2 comentários:

  1. desejo plantar a cebolinha a partir de sementes. Como fazer ?

    grato por uma resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvaro:
      Podemos iniciar o cultivo caseiro da cebolinha, a partir de sementes, por exemplo em vasos de 1,3 litros (diâmetro superior = 14 cm e altura = 11 cm) ou em jardineiras de 7,5 litros (40 x 15 de boca e 15 cm de altura).
      As sementes deverão ficar distanciadas de 1 cm entre si, sendo que na jardineira poderão ser plantadas em 2 fileiras. Cubra as sementes com 0,5 a 1 cm de terra, regue e deixe em local protegido até o início da germinação, quando iniciar a germinação das sementes, o vasilhame deve ficar em local ensolarado.
      Quando as mudas estiverem com 10 cm de altura, aproximadamente 30 dias depois do plantio, elas devem ser repicadas, deixando 5 mudas no vaso e 5 mudas em cada fileira da jardineira (alternadas nas fileiras). A partir daí, depois das seguidas colheitas, as plantas irão formar touceiras.
      As mudas repicadas poderão ser replantadas em novos vasilhames, nesse caso procure retirar as mudas com uma porção de terra, com auxílio de uma faca pequena.
      O vaso ou jardineira poderá ser deixada numa pia de cozinha, durante a colheita, mas se ficar muito tempo sem a luz solar, a planta vai definhar.
      Sds,
      Massahiro.

      Excluir