Multilang

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Vamos Iniciar o Cultivo

Esta publicação reúne informações práticas que foram sendo agregadas à horta com o passar do tempo. Sugere-se que seja lida após leitura de postagens sobre hortaliças, tal como a do almeirão, ou, a qualquer momento, quando surgirem dúvidas.

1. Local de plantio

Deve-se plantar em local ensolarado, que pelo menos exista incidência do sol de manhã ou no período da tarde.

2. Mudas

As mudas de hortaliças podem ser compradas em casas especializadas, supermercados, quiosques de plantas ou feitas por meio das sementes ou obtidas através de ramos e brotações laterais, caso já tenha uma hortaliça desenvolvida em sua horta, mas essa última opção não se aplica para todas as hortaliças.

A depender do tipo da hortaliça, a semente pode ser plantada direta no vaso definitivo, em outros casos é preciso plantar em vasos apropriados para mudas, para depois replantar em vaso definitivo.

Figura 1 - plantio direto de rúcula em jardineira de 5 litros

A cobertura em tela de nylon (mostrada a direita) serve para evitar que pássaros revolvam a terra.


3. Vasos ou jardineiras

Vasos são os vasilhames com a borda de formato circular ou quadrangular, enquanto as jardineiras têm formato retangular. A maioria desses vasilhames são vendidos com furos, para drenagem da água. Na ausência deles, providenciar no mínimo 3 furos com uma furadeira ou a ponta do ferro de soldar aquecida. Não tente fazer com prego e martelo, para não danificar o vaso.

Quanto ao volume dos vasos e jardineiras, dependerá do que vai ser cultivado. Para mudas, geralmente são utilizados os volumes de 1 litro para baixo. Para o plantio definitivo, volumes de 2, 5, 10, 20 e 30 litros, valores aproximados porque não existe padronização.

Para obtenção de mudas por sementes utilizo copos plásticos de 200 ml perfurados no fundo e um pequeno rasgo na lateral, também próximo do fundo, feitos com uma pinça aquecida na vela: ocupa pouco espaço, material e a muda não se desenvolve muito.

Figura 2 - Copo para muda à esquerda, com destaque 
para o rasgo lateral; mudas de tomateiros à direita.

Coloque esses copos em cima de um prato de plástico, apropriado para vaso, com diâmetro em torno de 25 cm, deve acomodar pelo menos uns 7 copos. Faça uns 3 furos nesse prato, para não acumular a água da rega.
 
Figura 3 - Replantio das mudas de tomateiros para outros copos (à esquerda); 
e mudas de couve brócolis no ponto de ir para vaso definitivo (à direita).

4. Terra

Antes de colocar a terra, o vaso deve receber o material que promova melhor a drenagem da água e da circulação de ar. São cacos de telha em cima dos furos, cobertos com pedriscos e areia, particularmente prefiro colocar uma tela de nylon ou pedaço de sombrite de malha fina, cortada no formato do fundo do vaso e seguido de areia de granulometria média. Se o vaso ou a jardineira é grande e com poucos furos, podem ser colocados pedaços de tela em cima dos furos e depois cobri-los com areia média. Para vasos grandes coloque 3 cm de areia e para copos para muda 1 cm basta.

Figura 3 - Tela de sombrite para segurar a areia de drenagem.

A solução de terra para cultivo, para quem está iniciando, é a orgânica ou substrato, encontrada nas casas especializadas. Geralmente são vendidos em pacotes. Compre apenas um pouco mais que o necessário. Não entupir o vaso com terra até a boca, pois na rega a terra vai extravasar e vai faltar espaço para o futuro adicionamento de nutrientes. A terra atingindo 2/3 da altura do vaso está razoável.

Socar um pouco a terra, pois se ela estiver muito solta, o solo vai ficar esbagaçado na primeira rega. Acredito que o solo vai ficar menos poroso. Essa terra depois do cultivo pode ser reaproveitada para os próximos cultivos, após trato.

Não colocar somente o húmus de minhoca para plantio em vaso, principalmente para mudas novas, pois é muito argiloso e muito rico em nutrientes, podendo matar as plantas.

5. Regas

Vai depender muito do clima e o local que o vaso vai ficar posicionado. Cuidado com vasos mais fundos, tipo 20 litros, pois se a planta está desenvolvida e a rega é pouca, as raízes da base podem secar. Dias de chuva, com plantas desenvolvidas de folhas maiores, podem não absorver água suficiente. Excesso de água tanto de rega ou de chuva pode ocorrer perda de nutrientes arrastados pela água na drenagem.

Vasos de fundo liso se colocado diretamente em superfície lisa, pode ir acumulando terra fina nos furos de drenagem e entupi-los. Existe estrado apropriado para evitar o entupimento e amenizar o calor excessivo do piso quente, disponível no comércio. Para flexibilizar o espaço, pode ser confeccionado apoio de cimento + terra + água, em copo de plástico de 100 ml ou maior.

Figura 5 - Apoio de cimento e um vaso de manjericão com apoio

Os apoios mostrados acima foram preparados em casa. O estrado da figura a seguir pode ser encontrado em lojas especializadas.

Figura 6 - Estrado de material plástico.

6. Utensílios e ferramentas

Alguns poderiam dizer: não é o carro, mas o motorista; não é a máquina fotográfica, mas o fotógrafo. No nosso caso: não são as ferramentas, mas o jardineiro... De qualquer forma, para o cultivo de plantas, é essencial um conjunto básico de apetrechos para realizar um trabalho eficiente.

Figura 7 - Ferramentas pouco derrubadas, mas dá para o gasto.

Vamos conferir as ferramentas:

  • Pá de horta, sendo uma mais larga e outra mais estreita. A mais larga para manipular volumes maiores de terra e a estreita para colocar terra em copos plásticos e vasos pequenos para mudas. Existe pá com a parte traseira da empunhadura reta, isso facilita socar a terra nos copos;
  • Tesoura de poda, tesoura comum média e canivete, para colheita;
  • Faca pequena para manipular as mudas novas;
  • Pinça para retirar as plantas invasoras na fase de muda, pois muitas vezes ao manipular com as mãos, as mudas pequenas podem sofrer danos;
  • Regador com bico de furos finos.


Figura 8 - Regador com furos finos

7. Outras Dicas

Plantio e replantio de mudas, cobertura nos vasos, cuidado com os insetos, podas e colheitas, serão assuntos para apresentação futura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário