Multilang

domingo, 26 de maio de 2013

Cultivo da Couve Brócolis (Growing Sprouting Broccoli)



A couve brócolis é uma das hortaliças mais apreciadas e valorizadas pelo consumidor mais exigente: tanto pelas inúmeras receitas ou devido às vitaminas, cálcio e fibras. Sempre recomendada na dieta de pessoas com a saúde debilitada.




Figura 1 - Couve brócolis ramoso.


Mas há desperdícios, pois geralmente só consumimos as flores (ou por desconhecimento do valor nutritivo das folhas ou porque as folhas estão com aparência ruim), servindo as folhas apenas para proteção das flores e para aumentar o custo do produto.

Iniciei o plantio da couve brócolis em vaso com aquelas variedades que produzem uma única cabeça, mas quando as plantas estavam viçosas logo começavam os ataques de insetos sugadores, e as plantas definhavam. Como não utilizava defensivos agrícolas, tive que me conformar com os insucessos. O clima aqui no litoral do Nordeste também parece não ser favorecer a formação da inflorescência para as variedades que produzem uma única cabeça (semelhante a couve-flor).

Figura 2 - Couve brócolis ramoso em vaso de 18 litros (notar a quantidade de ramos emitidos)

Então comecei a cultivar a brócolis, em vaso, com variedade denominada couve brócolis ramoso. A produção de flores dessa couve brócolis é distribuída ao longo do caule da planta e não concentrada em uma única cabeça. A quantidade de flores não chega ser grande, mas produz muitas folhas, o que achei ótimo, pois passei a consumir as folhas dessa couve.

Figura 3 - Colheita dos ramos para consumo das folhas.


Growing Sprouting Broccoli Cabbage


Sprouting Broccoli is one of the most appreciated vegetables by the selective consumer: both by numerous recipes or due to vitamins, calcium and fiber. It is a recommended vegetable for people presenting poor health.


Figure 1 - Sprouting broccoli.

People usually waste the broccoli, for only eating its flowers (either because they ignore the nutritional value of the leaves or the leaves are looking bad). In that sense, the leaves are only serving to protect the flowers and also increasing the cost of the product.

I started planting a broccoli variety that produces a single head (heading broccoli), but soon the plants were attacked by sucking insects, and died. Once I don't use pesticides, I had to accept that failure. The weather in Brazilian Northeast coast doesn't seam to favor this one head variety.



Figure 2 - Sprouting broccoli in 18 liter vase (4.7 gal)
I started cultivating the sprouting broccoli variety in vases. The production of broccoli flowers are distributed along the stem, instead of concentrated in a single head. The amount of flowers is not huge, but that is not a problem since, as it produces many leaves.


Figure 3 - Branches harvest for consumption.

domingo, 19 de maio de 2013

Cultivo do Nigauri (Goya, Melão São Caetano ou Momordica)

Quem morou no interior deve se lembrar do melãozinho, planta que subia pelas cercas das casas, dava um fruto que mal atingia 5 cm, quando maduro, de cor amarelada, se abria e apresentava a parte da semente coberta com uma película vermelha. Tanto as crianças como os pássaros saboreavam essa película.

Figura 1 - Variedade de nigauri, cujo frutos chegam no máximo em torno de 10 cm de comprimento.

Muita gente chama essa planta de invasora ou praga. Esta foto é de um terreno baldio.

Figura 2 - Desenvolvimento da planta do melãozinho em terreno baldio.

Pois o melãozinho é o nigauri em miniatura. Plantio do nigauri é fácil, mesmo em vasos ou jardineiras, terra adubada e sol, ocorre pouca infestação de pragas, apenas necessitando de estaqueamento, pois o nigauri é uma planta trepadeira.

Figura 3 - Planta em desenvolvimento, apoiando-se em estaca.

O nome nigauri, literalmente em japonês, é melão amargo: niga = amargo e uri = melão. Uri é um tipo de pepino que o japonês faz picles.

Pesquisa realizada pela OMS indicou que o povo japonês é o mais longevo. Outra pesquisa dentre os japoneses, resultou que os habitantes da Província de Okinawa são os que atingem idades mais avançadas no Japão. Curiosamente é nessa província que se consome mais nigauri, que outras provincias. Durante o longo período de convivência que tive com meus ancestrais, originários da região de Osaka, nunca havia provado o nigauri.

Se quiser fazer uma pesquisa na Internet constatará que, além das folhas em forma de chá, o fruto do nigauri é uma farmácia verde, faz bem pra tudo: hemorroida, colite, artrite, gastrite, cálculo renal, gota, infecção intestinal, diabete, infecção na pele, talvez até para mal olhado...

Figura 4 - Nigauri Satsuma Longo com frutos chegando a atingir mais de 35 cm de comprimento e diâmetro pouco maior que 5 cm.

As folhas do lado esquerdo são de nigauri, enquanto as do lado direito são do inhame tororó. Vamos ao plantio do nigauri.

domingo, 12 de maio de 2013

Cultivo do Coentro

Figura 1 - Coentro, destino final deste post.

Planta considerada medicinal, da mesma família da salsa, cenoura e salsão.

Aqui no Nordeste é muito utilizado para tempero, juntamente com a cebolinha, equivale ao cheiro verde do Sul. A salsa é pouco utilizada aqui e muita gente acha que a salsa tem gosto horrível.

O coentro é mais tolerante ao calor do que a salsa, de fácil cultivo, mas de ciclo de produção mais curto.

O cultivo do coentro pode ser feito até em pequenos vasilhames, copos de 200 ml, o que pode motivar as crianças terem contato com a natureza. Estão disponíveis no comércio as sementes de coentro SEM DEFENSIVOS, ótimo para as crianças manipularem.

domingo, 5 de maio de 2013

Cultivo da Salsa

Figura 1 - A salsa: destino final deste post

A salsa e a cebolinha são temperos básicos na culinária do Sudeste. A salsa, além de tempero, é rico em cálcio e ferro. Saudável utilizar numa salada crua ou no molho a vinagrete, mas nada melhor do que uma salsa colhida em casa.

No Nordeste o pessoal substitui o coentro pela salsa, no cheiro verde. A vantagem da salsa, para cultivo, é que ela tem um ciclo de produção mais longo. Pode reparar que a salsa é mais vendida em maços feitos apenas pelas folhas, enquanto o coentro tem toda planta arrancada até as raízes, porque seu ciclo é muito curto.

Tenho cultivado mais o coentro, devido à questão cultural. Quando se coloca salsa na mesa, ela é colocada em vasilhame separado, pois pouca gente consome a salsa em casa. Prosseguindo, apresentarei o cultivo da salsa em jardineira de 5 litros.