Multilang

quinta-feira, 9 de abril de 2015


Cultivo Zen e as Próximas Postagens

            Estamos concluindo a série sobre cultivo das ervas condimentares e aromáticas mais populares, a seguir apresentaremos postagens sobre o cultivo de algumas hortaliças da família das solanaceae como o tomate, o pimentão e a berinjela, alternando com o cultivo de verduras e também com outras hortaliças.

Figura 1 – Tomate.
Cultivado em vaso de 5 litros.


Figura 2 – Pimentão.
Cultivado em vaso de 7 litros, com 61 dias após replantio para o vaso.


Figura 3 – Beringela.
Jardineira de 30 litros.

            Para esclarecer, sobre as verduras, referimos aqui as hortaliças que cultivamos para consumir, principalmente suas folhas, como salada crua, refogada ou cozida.
            Quando morávamos no interior, era grande a variedade de salada que consumíamos, como a alface, a couve manteiga, o agrião, a hakussai, o almeirão, o repolho, a acelga, a chicória, a rúcula, a escarola, as folhas do rabanete e do nabo, os talos e as ponteiras da aboboreira refogados, as folhas da cenoura e a flor da abóbora, em forma de tempurá (prato típico japonês).

Figura 4 – Couve Chinesa Chingensai.
Cultivada em jardineira de 12 litros.

            Passando a viver em centro maiores, relembrando principalmente o tempo de estudante, nos refeitórios dos diretórios, a gente consumia num dia salada de alface com tomate e no outro dia a couve manteiga refogada, assim sucessivamente. Até recente, ainda encontramos restaurantes servindo apenas as saladas de alface, repolho e couve manteiga.
            Existem verduras que podemos cultivar em casa, sem muita dificuldade, sendo ricas em vitaminas para enriquecer a nossa dieta, sem defensivos agrícolas, como o rabanete, a rúcula, a mostarda, a hakussai e a escarola. Outras verduras menos conhecidas, fontes de vitaminas, como as couves chinesa chingensai e a saichin, também podem ser facilmente cultivadas em vaso ou jardineira.

Figura 5 – Chicória Escarola.
Jardineira de 12 litros.

            Sobre as verduras, já apresentamos postagem do almeirão e da couve brócolis ramoso, esta última visando principalmente o consumo de suas folhas.
            No decorrer da publicação da série sobre as verduras, o leitor vai observar que em um pequeno espaço é possível manter uma horta de verduras. A maioria, das verduras que serão apresentadas, pode ser cultivada em vasilhame pequeno de 1,3 até 12 litros.
É interessante notar algumas das características dessas plantas, muitas delas com ciclo curto – ou seja menos de 30 dias, pode-se consumi-las -, ou mesmo as verduras de ciclo mais longo, podemos consumir as plantas novas, então com pouco tempo de plantio, também teremos salada na mesa.

Figura 6 – Mostarda
Jardineira de 30 litros.

Outro aspecto interessante é a rusticidade de algumas delas, com relação ao clima, ao manejo e até quanto a qualidade do solo utilizado nos vasos e jardineiras. Acreditamos que o almeirão merece destaque nesse aspecto. Sobre essa verdura será apresentada uma postagem adicional abordando o aspecto da obtenção de mudas através de brotações e alguma complementação da postagem anterior Cultivo do Almeirão, dentre as primeiras que publicamos, pois sentimos que deixou a desejar em alguns aspectos.
            Desejamos um proveitoso Cultivo Zen.


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário